Kitesurf – Perguntas e Respostas

Tempo de leitura: 2 minutos

Qual é o melhor kite da atualidade?

Não há uma resposta para essa pergunta, uma vez que há diferentes tipos de kite direcionados aos diversos estilos do kitesurf (freeride, freestyle, wakestyle, wave e race). Porém, há alguns modelos que atendem a maioria dos velejadores e são justamente os mais utilizados: Cabrinha SwitchbladeNorth RebelF-ONE BanditAirush LithiumSlingshot RallyBest TS, etc. Esses kites são excelentes para velejar e têm bom desempenho em quase todas as condições de vento. A versatilidade e previsibilidade são duas das razões pelas quais tais modelos se destacam e por serem mais fáceis de controlar, exigem um menor esforço do velejador, inclusive no aprendizado.

Qual o modelo de kite ideal para mim?

Há muitos fatores a serem considerados ao escolher o equipamento mais apropriado pra você. Cada modelo é projetado para atender necessidades específicas de cada estilo do esporte. Ainda que seja possível velejar e realizar a maioria das manobras com quase qualquer tipo de kite, escolher o modelo ideal irá proporcionar uma melhor experiência e facilitará sua evolução no esporte. É aconselhável conversar com seu instrutor e com outros velejadores mais experientes para obter dicas sobre os modelos mais indicados para as suas necessidades. Uma dica importante para quem está aprendendo é não começar com um kite tipo C (ideal para freestyle), pois a evolução será mais difícil. Caso tenha alguma dúvida, poste nos comentários!

Quais tamanhos de kite eu deveria ter?

Nenhum kite vai cobrir toda a variedade de ventos. Idealmente, você deverá ter dois ou três kites para cobrir todas as condições de vento e o tamanho do kite vai depender do seu peso. Os kites mais novos permitem velejar numa maior amplitude de ventos em relação aos modelos mais antigos. É frustrante viajar para velejar e ao chegar ficar na areia vendo os outros velejarem por não ter o tamanho de kite apropriado pra aquela condição de vento.

Kite Vento (nós) Tamanho (m²)
Grande 8 – 12 13 – 17
Médio 12 – 22 8 – 12
Pequeno 22 – 30 4 – 7

Por que o curso de kitesurf é tão caro?

No curso de kitesurf o aluno dispõe vários tipos de kites, trapézios e pranchas, além de equipamentos de segurança (capacete e colete de flutuação). Algumas escolas e instrutores também oferecem bote de apoio e rádio de comunicação. O curso de kitesurf é composto por aulas teóricas e práticas, e geralmente requer aulas particulares individuais, o que também acontece com outros esportes semelhantes (surf, wakeboard, windsurf). Tendo um instrutor totalmente dedicado a você, o tempo na água será mais bem aproveitado e a evolução será mais rápida. Devido à popularização do esporte, aulas de kitesurf podem ser até mais baratas que outros esportes (wakeboard e snowboard, por exemplo). Ao tomar a decisão de praticar kitesurf, recomendamos fortemente que você faça um curso de kitesurf para aprender com segurança, não se machucar e nem prejudicar outros velejadores. Acredite, a maioria dos instrutores ensinam kitesurf porque são apaixonados pelo esporte e querem formar novos velejadores.

Você tem alguma outra pergunta? Poste nos comentários!

Comentários

comentários